Set 24, 2017 09/24/17
A Revolução dos Bichos
Todos deveriam ser iguais
A Revolução dos Bichos Renzo Grosso
Renzo Grosso on quarta, março 25, 2015
Comentários [0]
Cotidiano [26]

Entende-se por sociedade todos aqueles que fazem parte de um determinado meio ou comunidade, mesmo que segregados por alguma questão intelectual, religiosa, raça ou social.

As democracias entendem que todos são iguais perante a Lei, já que uma pessoa, seja ela quem for, tem os mesmos direitos e deveres.   A rigor, e friamente falando, ele vale o mesmo número de votos, ou seja, um !

É esse voto, ou a declaração da sua vontade, que lhe dá o direito de se expressar sobre o assunto que melhor lhe convém e ser respeitado por isso. Não existe um privilégio ou favorecido, exceto o desejo da maioria simples que quer ver respeitada a sua vontade, sem preconceitos ou prejuízos aos demais.

Quando nos referimos a um determinado grupo, seja uma raça ou religião por exemplo, estamos sendo radicais quanto ao direito que esse grupo tem de estar ali ? Falar de uma certa "elite branca", que vaia políticos em estádios de Copa do Mundo, é o mesmo que não aceitar os direitos desse grupo, se é que ele existe na forma como é colocado. Isso não é nada democrático.

Países que se autointitulam "democráticos" ou "populares" não tem absolutamente nenhuma relação com os termos. A ex-República Democrática da Alemanha protagonizou o regime mais restritivo e cruel do leste europeu amparado pela temida Stasi, a polícia política local. E a República Popular da China tem se esmerado em mostrar tolerância com o capitalismo, apesar das perseguições ainda imperarem por lá.  E o melhor de todos: A fechadíssima Coréia do Norte se chama oficialmente República Popular Democrática da Coreia !

Essa mania de rotular como "elites" aqueles que não estão muito alinhados com o regime imposto é tão antiga quanto a própria democracia. É preciso encontrar alguma bobagem para se apoiar quando as coisas não andam bem, especialmente quando a tal elite não é a única a sair nas ruas.

O Brasil é um país democrático e assim deseja continuar, a despeito dos que querem impor os obsoletos ideais marxistas. Aliás, lembremos sempre que Lênin precisou recorrer ao capitalismo, amparado pela NEP (Nova Política Econômica), para poder gerar receita suficiente e dar início ao seu sistema comunista. Segundo ele, admitindo temporariamente a manutenção da iniciativa privada, a Rússia iria dar "um passo atrás para dar dois à frente". Agora, saber realmente quantos passos foram dados para trás e para frente nos setenta anos seguintes será sempre uma incógnita.

George Orwell já afirmava na sua Revolução dos Bichos, paródia bem acabada do sistema soviético: "Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros".

A igualdade é a base do sistema democrático e não é permitido qualificar um determinado grupo só porque ele não está afinado com o governo, mesmo que esse governo enalteça essas manifestações como valores inalienáveis da democracia.  Nem eles acreditam nisso.

 

NE: "A Revolução Dos Bichos" ou "Animal Farm", de 1945, é um romance satírico de George Orwell.

 


           
  Comentários
» Ainda não houveram comentários. Seja você o primeiro !.

 
 Name:


 Email:


 Comment:



 Captcha:


Pesquisar
Nossos Parceiros
Artigos relacionados
Em Riga, capital da Letônia, está localizado o "Museu da Ocupação Nazista e Soviética". Não por acaso, eles fazem questão de....