Nov 21, 2017 11/21/17
Futebol a Arte
Marin e a FIFA, CBF, CONMEBOL...
Futebol a Arte Renzo Grosso
Renzo Grosso on terça, julho 28, 2015
Comentários [0]
Diversos [17]

A alegria do povo, ou o futebol, já deixou de ser alegria há muito tempo. Os times estão endividados, os craques indo embora e os cartolas e patrocinadores, esses sim, vão muito bem, obrigado. Não é novidade que até a escalação do time passa antes por esses últimos.

A seleção brasileira é uma instituição nacional. Poucas coisas são capazes de parar este país, literalmente, como num dia de jogo da seleção canarinho. E isso deveria ser respeitado em todos os aspectos, principalmente pelos dirigentes que decidem o futuro desse esporte no país. Dias atrás alguém disse que Pep Guardiola gostaria de ter sido chamado para dirigir a equipe na Copa de 2014, o que foi imediatamente refutado pelos mandatários da CBF.  Que pena.   Já imaginou esse timeco mediano sendo dirigido por ele ?

O que sobra de bons de bola no Brasil, falta em pessoal técnico. Uma das poucas coisas certas que Dunga disse em 2010 era que Neymar e companhia ainda precisavam de uma temporada na Europa antes de jogar pelo Brasil. Dá pra acreditar que isso é verdade ? O maior celeiro de craques do mundo não ensina a jogar como na Europa ! Isso é falta de estrutura, de técnica ou dos dois ?


Provavelmente, de técnica. Os técnicos brasileiros não fazem nenhuma diferença quando comparados até com os medianos europeus. Que o diga Muricy Ramalho, coitado, vendo o Barcelona passear em campo na final do mundial de clubes. A diferença tática era muito grande.

Camisa não ganha jogo e há muito tempo não existem bobos no futebol. Só os saudosistas acreditam que a "cor da camisa amarelinha" faz qualquer adversário tremer. Pura balela. O Brasil precisa de gente competente dentro e, principalmente, fora do campo. Um bom termômetro disso é contar em quantos jogos do Brasil o Galvão Bueno soltou o seu "haaaaaja coraçãooo".   Em todos !  Essa camisa só passou sufoco em campo e fora dele.

Mas não foi apenas o Brasil que caiu no seu orgulho. O mundo inteiro está assistindo aos percalços da FIFA e muitas outras confederações com seus dirigentes presos na Suiça, entre os quais, José Maria Marin, da CBF.

Porque o futebol no Brasil está nessa situação ?
Já faz tempo. No longínquo 1934, Copa do Mundo da Itália, o então técnico Luís Augusto Vinhaes precisou fazer milagres para montar a equipe nacional e superar a briga entre cariocas e paulistas.

Oitenta anos depois, Marin disse: 'No Brasil, eu não estaria preso'.

Isso explica muita coisa.


NE: "Futebol a arte", 1970, é um poema de Carlos Drummond de Andrade

           
  Comentários
» Ainda não houveram comentários. Seja você o primeiro !.

 
 Name:


 Email:


 Comment:



 Captcha:


Pesquisar
Nossos Parceiros
Artigos relacionados
No Parque Ibirapuera você pode comer no bonito restaurante do MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, que fica sob a marquise.  O local é dividido.... A menina de 11 anos, vestida de branco como é comum, foi agredida com uma pedrada depois que dois homens insultaram o grupo que saía de um culto de.... O brasileiro é um apaixonado por natureza.  E são várias as razões que o fazem se orgulhar do país. O Brasil foi um dos primeiros a.... Quem optou em assistir a abertura da Olimpíada Rio 2016 pela Globo, com a narração de Galvão Bueno, certamente ficou sem saber muita coisa. A maior.... A frase, do mestre Guimarães Rosa, me faz lembrar que o registro cultural de um país é tão necessário quanto a própria arte.....