Nov 21, 2017 11/21/17
Entre Dois Mundos - Marte e Júpiter
A sonda Dawn está chegando ao planeta anão CERES
Entre Dois Mundos - Marte e Júpiter Renzo Grosso
Renzo Grosso on quinta, janeiro 22, 2015
Comentários [0]
Tecnologia [2]

A Agência Espacial Norte Americana divulgou esta segunda-feira as mais recentes imagens do protoplaneta Ceres, localizado entre Marte e Júpiter.

São imagens capturadas pela Sonda espacial Dawn da NASA. Um vídeo agora disponibilizado pela Agência Espacial norte-americana mostra o comportamento de rotação do protoplaneta Ceres, numa órbita entre Marte e Júpiter.    As imagens foram captadas a uma distância de 238,000 milhas (aproximadamente a mesma distância entre a Terra e a Lua) a 13 de janeiro de 2015. De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, as imagens agora divulgadas mostram um conjunto de crateras no rochedo espacial. 

O registo destas imagens fazem parte da missão da Sonda Dawn que partiu da Terra em 27 de Setembro de 2007 e tem como missão lançar uma sonda que irá examinar os planetas anões Ceres e Vesta.   A sonda chegará à órbita de Ceres em Julho deste ano, sendo a previsão para o fim da missão janeiro de 2016.  Enquanto a Dawn não chega a Ceres, a comunidade cientifica vai continuar a analisar este protoplaneta, estando prevista novas imagens para o final de janeiro, desta vez captadas pelo telescópio Hubble.

Ceres é o único planeta anão, ou protoplaneta, localizado no interior do sistema solar.  Um corpo espacial é considerado um planeta anão quando tem um diâmetro igual ou menor do que Plutão e orbita o Sol sem rodar em torno de um planeta, caso em que seria considerado lua.   Tem um diâmetro 0.07 e uma gravidade de 0.03 (sendo que a Terra = 1.00 estabelece a quota de ambos parâmetros) e uma temperatura média de 160 graus Celsius negativos. 

Muito embora seja considerado um planeta anão ou protoplaneta, Ceres é o maior objecto espacial localizado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter.  Este corpo celeste foi descoberto no final do Século XVIII e classificado como planeta durante 50 anos.  Após a descoberta de mais corpos a orbitar o Sol entre Marte e Jupiter, no que agora é conhecido como cinturão de asteróides, foi catalogado como um destes corpos celestes. 

Mais recentemente, em 2006, Ceres foi classificado como planeta anão.


NE - "Entre Dois Mundos" é um filme baseado, na sua maior parte, no livro "Uma Princesa em Marte" de Edgar Rice Burrougs.

 

           
  Comentários
» Ainda não houveram comentários. Seja você o primeiro !.

 
 Name:


 Email:


 Comment:



 Captcha:


Pesquisar
Nossos Parceiros
Artigos relacionados
Ele nasceu em 1926, fruto do romance entre seu pai, o fazendeiro Angel Castro, e uma serva.   Filho ilegítimo, ele só seria reconhecido em 1941, como.... A alegria do povo, ou o futebol, já deixou de ser alegria há muito tempo. Os times estão endividados, os craques indo embora e os cartolas e.... Num certo dia de 1492, Cristóvão Colombo partiu da Espanha em direção ao oeste convencido de que chegaria às Índias. Em 12 de outubro.... O governo de esquerda que administra o país é o que deu refúgio dois ex-terroristas comunistas que mataram e que estão livres.  Um deles.... Amigo de verdade é aquele a quem você chama de amigo e só. Nada mais. Qualquer coisa mais do que isso é conversa fiada ou pura hipocrisia.Até....